LINKS TURISMO

Em Lajeado, você pode desfrutar de momentos de diversão e lazer entre verdes paisagens e arroios de águas límpidas que fazem parte deste município privilegiado pela natureza.

Na área social, a cidade conta com dois clubes, ambos com sedes sociais e campestres, onde se realizam uma grande variedade de atividades sociais, recreativas e esportivas. Além disto, a cidade conta também com bares, restaurantes e casas noturnas.

Dentre os principais atrativos turísticos e culturais da cidade, destacam-se:

Casa de Cultura - localizada na rua Borges de Medeiros, 285, é um prédio antigo (inaugurado em 1900) que por diversos anos abrigou o Poder Público Municipal e atualmente é ponto de referência para a cultura de Lajeado. O prédio foi tombado como Patrimônio Histórico do Estado em 1994. Ali acontecem exposições, cursos e outras atividades.

Biblioteca Pública Municipal - localizada na rua Júlio de Castilhos, funcionando também no local o arquivo Histórico municipal.

Praça da Matriz - situada no centro da cidade, com muitas árvores e flores. Possui um coreto e uma área de lazer infantil.

Jardim Botânico - situado no bairro Moinhos d´Água, a 600 metros da RS 130. Destina-se à atividade de preservação, pesquisa, educação ambiental e lazer. Oferece opção de pesquisas pelas chamadas "trilhas de interpretação ambiental", que proporcionam um contato direto com a natureza. Um convênio técnico com a Univates Centro Universitário permitiu o início do levantamento da fauna e da flora existentes ali.

Ciclovia - está situada ao longo do rio Taquari, na rua Osvaldo Aranha, sendo o local ideal para pedaladas e caminhadas.

Museu Histórico - situado junto à Casa de Cultura, onde estão em exposição permanente peças históricas de Lajeado dos imigrantes alemães, italianos, africanos e outras etnias.

Parque Histórico de Lajeado - Situado no bairro Alto do Parque, a 200m da BR-386, tem como objetivo principal o resgate histórico-cultural da colonização alemã da região do Vale do Taquari.

Constituído de diversas casas no estilo enxaimel, reproduz uma aldeia alemã da época da colonização, com as casas típicas e também estabelecimentos comerciais e industriais.

Para saber mais sobre turismo em Lajeado e no Vale do Taquari acesse: www.amturvales.com.br e www.valedotaquari.org.br